Olá!
Hoje, venho trazer pra vocês uma sugestão de leitura, com trabalho de produção textual a partir dela. Como já disse por aqui no blog, eu gosto de trabalhar com livros de literatura e levar os pequenos a refletirem sobre algo pertinente à turma, ao momento, à realidade deles. Gosto de fazer uma roda de conversa, para discutirmos sobre o livro...e, depois, peço para eles produzirem um desenho e um pequeno texto a partir de uma pergunta dada por mim.
Na atividade que fiz mês passado, escolhi um livro que fala sobre um menino que chorava por tudo. Se um brinquedo do Nito quebrasse, abria um bocão daqueles! Até que, um dia, seu pai resolveu ter uma conversa com ele: "Homem que é homem, não chora!"
Ishi... Essa palavra entrou como uma "verdade pura e verdadeira" no coração de Nito. Então, ele começou a engolir todos os choros que apareciam dentro dele. E isso fez Nito ficar triste, triste, só acumulando choros!
"O Menino Nito", de Sônia Rosa, é sensível. Fala sobre aqueles que "seguram" seus sentimentos e adoecem por isso. Trata dessa questão da "masculinidade", da convenção social - e antiga - de que homem não deve mostrar o que sente através das lágrimas. Fala sobre ser criança que chora, mas que não deve fazer pirraça ou dengo. Enfim: abordamos muitas questões sensíveis dentro deste livro.
Minhas crianças do 2º ano amaram a história! Ficaram atentos e eu percebi que até se sensibilizaram com o sofrimento de Nito. Após toda nossa conversa sobre este "choro guardado", pedi para que eles desenhassem e escrevessem a partir da seguinte questão: "O que faz você chorar?"
Vejam alguns resultados:
"Eu choro quando tira o videogame" |
" O coco caiu na minha cabeça" |
"Eu fiquei triste quando o meu passarinho morreu" |
Leia um trecho do livro, com ilustrações maravilhosas de Victor Tavares ( o ilustrador representa o choro guardado através do desenho de um muro, que vai sendo construído por Nito no decorrer da história. Coisa linda!):
Espero que vocês tenham gostado da postagem e trabalhem o tema com seus alunos!
Caso o façam, dê um feedback aqui nos comentários, tá?!
Curtam a página no Facebook:
https://www.facebook.com/FazendoLeitura/
Sejam seguidores! Em breve, novidades na página!
Até a próxima!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu recado!