Páginas

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

FOLCLORICES DE BRINCAR: um livro para trabalhar a infância


Olá!
Ando sumida por aqui, mas estou tratando de um assunto muito, muito importante: meu bebê!
Meu pequeno futuro leitor é prioridade, não é mesmo? Mas, não poderia deixar de mostrar pra vocês as atividades que realizei com a minha turma de 5º ano, cujo tema era o resgate das brincadeiras infantis: projeto da escola em que trabalho, baseado nas obras do artista Ivan Cruz.

Para dar o pontapé inicial neste projeto, foi utilizado o livro "Folclorices de Brincar", de Mércia Maria Leitão e Neide Duarte, com ilustrações do artista. Neste livro, você vai encontrar poemas sobre brinquedos e brincadeiras infantis, que andam meio esquecidas pelos nossos pequenos.




Como em agosto sempre lembramos do folclore brasileiro, que tal incluir estas atividades, além da brincadeira "ao vivo", em nossas práticas pedagógicas, permitindo aos alunos conhecerem uma "nova"forma de brincar?!

Vamos ao que nós fizemos:

1 - Primeiro, levei vídeos sobre o artista, assim como a sua biografia, fotos e claro, as imagens das obras dele (quadro das brincadeiras);

2 - Todos os dias eu lia e fazia atividades com um dos poemas do livro, mostrando à turma a obra do correspondente ao poema. Conversamos, brincamos na íntegra e analisamos a obra do dia;

3 - Cada aluno da turma recebeu uma obra diferente e fez a releitura, usando lápis, canetinha e lápis de cor. Fizemos um mural para expor estes trabalhos;



4 - Em outro momento, as crianças criaram suas próprias obras, desenhando as suas brincadeiras favoritas;






5 - Como o quadro da brincadeira "carniça" foi bastante comentado pelos alunos, fizemos uma atividade de recorte e colagem, onde os alunos criaram um cenário com papel colorido e receberam os personagens da carniça para colarem na montagem.







6 - Além das atividades artísticas, utilizamos as brincadeiras em produções textuais, interpretação de textos e em Matemática.

7 - No final do projeto, criamos brinquedos com garrafas pet (bilboquê, vai-vem e porta-trecos) e latas (telefone sem fio), personificando com as obras do pintor.




Aqui têm apenas algumas fotos dos trabalhos. Eu tenho muito mais, porém, como tem imagens dos alunos, não posso postar no blog! Mas, podem acreditar que os pequenos ficaram muito felizes e animados com o projeto!

Abaixo, deixarei pra vocês alguns vídeos com parlendas do folclore brasileiro:



"O sapo dentro do saco", "O Sapo não lava o pé", "Sapo Cururu"





"Um, dois, feijão com arroz", "A Galinha do vizinho bota ovo amarelinho", "Galinha choca".





Agora, aqui embaixo você verá um PLANO DE AULA sobre a música "O Sapo não lava o pé":




Inscreva-se no canal!!!
Até a próxima!

Curta a página do blog no Facebook: https://www.facebook.com/FazendoLeitura/
Seja um seguidor do Fazendo Leitura!







segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Livro: "Minhas férias, pula uma linha, parágrafo"


Olá!!!
As férias já acabaram faz um tempinho... E, durante o mês de fevereiro, nós professores sempre realizamos atividades diagnósticas, com o fim de conhecer melhor a turma, cada aluno e suas necessidades.

Para fazer esta diagnose, utilizei um livro de que gosto muito e até já mencionei aqui no blog como sugestão de "volta às aulas". Chama-se "Minhas férias, pula uma linha, parágrafo" , de Christiane Gribel. Trata-se de um menino que retorna à escola após as férias e se depara com a atividade proposta pela professora: uma redação de 30 linhas, falando sobre suas férias.

Enfim... Usei este livro com minha turma do 5º ano logo na primeira semana de aulas. Como ele tem muitas páginas, li dois capítulos de cada vez, por dia, deixando o último para uma sexta-feira. Este tipo de leitura proporciona ao aluno aquela vontadezinha de saber o que vai acontecer depois... Portanto, a turma ficou bem empolgada com a história!

Certamente, usei os capítulos para atividades de interpretação, gramática, vocabulário e ortografia. Usamos o dicionário. Fizemos trabalhos em grupos... Mas, além dessa parte totalmente acadêmica, conversamos bastante sobre as atitudes do menino, da professora e dos colegas dele, aproveitando para falarmos sobre o cartaz de "Combinados da Turma", entre outros assuntos.

Ao final do livro, pedi para que eles fizessem uma redação sobre as férias...rsrrs...porém, não deixei como regra a utilização das 30 linhas. Afinal, cada um tem as férias de um tamanho diferente, não acham?! Até que deu certo, apesar de alguns alunos terem férias reduzidas a sete, oito linhas...

Todo o livro foi scanneado e exposto no projetor para melhor visualização das imagens. Cada aluno recebeu os dois capítulos por dia, para colarem no caderno e consultarem durante suas atividades na aula. Foi uma atividade que proporcionou bastante interesse pela leitura! Devo repetir a dose com outros livrinhos do tipo!!! :)

Deixo pra vocês as imagens:





















Espero que você tenha gostado das sugestões!
Até a próxima!!!

Curta nossa página no Facebook: