domingo, 31 de março de 2013

O assunto é a MENTIRA


Aproveitando o Dia 1º de Abril, o famoso Dia da Mentira - que para mim, não deveria existir - estão aqui dicas de livros para trabalharmos este tema com nossos alunos. Sugiro, até, que os três livrinhos mencionados sejam lidos durante esta semana, a fim de conscientizarmos nossas crianças a não falarem mentiras.

A primeira dica é o clássico dos clássicos: "Pinóquio". A história do boneco de madeira mentiroso sempre é lembrada para tratarmos do assunto.







Agora, deixo para vocês mais uma sugestão: "É mentira da barata", de May Shuravel. Fala de uma baratinha que contava muitas mentirinhas. Pode ser usada a musiquinha também!





O próximo livro é de Pedro Bandeira: "A Mentira cabeluda". Esta história fala de uma situação na escola, onde um objeto de um aluno é roubado. E um colega acusou o outro de ter cometido o "delito". Lucas, um menino esperto e com alma de detetive, tenta desvendar o mistério e combater a Mentira Cabeluda!




Espero que aproveitem as dicas!



sexta-feira, 29 de março de 2013

Abril está chegando


Olá!
Fiquem atentos às novas postagens com muitas sugestões de livrinhos com as datas comemorativas do mês de abril. Temos muito o que compartilhar!
Até breve!





A verdadeira Páscoa


Páscoa é RENOVAÇÃO.
É reflexão...
É tempo de pensarmos o que devemos transformar em nosso SER.

Páscoa é NOVA VIDA.
É amor...
Que a Verdadeira Páscoa esteja sempre em nossos corações!



sexta-feira, 22 de março de 2013

Sugestão de atividades 05


Como vocês devem ter reparado, postei sugestões de atividades com as poesias de Vinicius de Moraes e, hoje, trago algumas fotos dos trabalhos realizados com livros infantis relacionados aos personagens principais das poesias.

Esclarecendo melhor, na primeira semana de março trabalhei as poesias e, semana passada, eu li as histórias. Relacionei "O Pato" com o livro do Patinho Feio; "As Borboletas" com o livro "Romeu e Julieta", da Ruth Rocha e "O Relógio" com o livro "Toda hora é sempre agora", de Maxs Portes.

A próxima atividade foi realizada a partir do livro "Romeu e Julieta". Após a leitura do texto, as crianças fizeram as ilustrações e, depois, usamos cola colorida para confeccionarmos borboletas através do princípio da simetria. Vejam como ficou:







A folha de ofício foi dobrada ao meio. Eles desenharam a metade da borboleta em um dos lados, passaram a cola e depois dobraram a folha novamente. Contaram 1, 2, 3 e... Quando abriram, apareceu a linda borboleta!




Agora, olhe alguns desenhos sobre a história:

A borboleta azul: Romeu. A borboleta amarela: Julieta.




Com o livrinho "Toda hora é sempre agora", que trata de um relógio que descreve sua amizade com os ponteiros que marcam as horas e os minutos, fizemos outro tipo de atividade.




Depois da leitura, confeccionamos um relógio de pulso com cartolina. As crianças foram embora pra casa muito felizes com os reloginhos no braço!


Você vai precisar de um quadrado 5x5 de cartolina da cor que preferir (é bom que seja clara, pois eles precisam desenhar os ponteiros) e uma tira de cartolina de outra cor pra fazer a pulseira.


Olha o relógio pronto!



Modelo para você aproveitar! 





Espero que vocês curtam as sugestões! Até mais!


Sugestão de atividade 04


Olá! Vejam só o livrinho que montei com os trabalhinhos da música "O pato" de Vinicius de Moraes:


Capa do livrinho



Na semana seguinte, eu li a história "O Patinho Feio" para eles.




Conversamos sobre o livro, reforçando que não podemos tratar os colegas de forma preconceituosa; falamos sobre o bullying e, depois, pedi para que eles desenhassem o que eles tinham mais gostado no livrinho.








 Eles capricharam!



 Então, fiz este cartaz e colei os desenhos nele. Quando estiver pronto, postarei a foto!!!



Também coloriram, cortaram e brincaram com as máscaras de pato que fizemos na Sala de Leitura! Abaixo, você pode visualizar o modelo:





Até a próxima!





segunda-feira, 18 de março de 2013

Está chegando a Páscoa


Olá!
Espero que estejam gostando das atividades sugeridas!
Hoje, trago para vocês alguns livros para trabalharmos a Páscoa com nossos alunos, lembrando sempre que esta data é muito, muito mais do que um simples "ganhar chocolates".

O primeiro livrinho todos nós já conhecemos bem: "O Coelhinho que não era de Páscoa" de Ruth Rocha. Fofoooo e divertido, fala de um coelhinho cuja família toda era entregadora de ovinhos de Páscoa, mas ele não queria ter a mesma profissão de seus pais e irmãos. 


Além da Páscoa, podemos refletir com nossos alunos a questão da profissão a ser escolhida, o sonho, a sua vontade de "ser o que quando crescer".


O próximo livrinho é "Páscoa no galinheiro ou a história do ovo de galinha que queria ser ovo de Páscoa" de Eduardo Bakr. Como o nome já diz, o ovo de galinha sonhava em ser um ovo de Páscoa e segue rumo à realização desse desejo. Mas, depois, ele percebe o quanto deveria de valorizar como ele realmente é.






E a terceira sugestão é o divertidíssimo "O Caso dos ovos" de Tatiana Belinky. Os coelhos precisam entregar seus ovos, mas não receberam sua encomenda vinda das galinhas. Elas entraram em greve! Elas queriam os créditos pelo trabalho de colocarem os ovos...


Mais uma vez podemos trabalhar muitos assuntos além da Páscoa. Com este livro, seria interessante partirmos também para a área de Ciências, falando com eles sobre a diferença entre os mamíferos e as aves, por exemplo.


Também deixo para vocês uma sugestão de atividade com a música "Coelhinho" da cantora Eliana.





Caça-palavras


Quebra-cabeça

Espero que tenham gostado!!!
Até a próxima!




sexta-feira, 15 de março de 2013

quinta-feira, 14 de março de 2013

Vinicius de Moraes




Este mês, as postagens estão focadas nas poesias de Vinicius de Moraes, portanto acessem a página "Leitura com Vinicius de Moraes" e confiram as sugestões de atividades!






14 de março - Dia Nacional da Poesia







AUTOPSICOGRAFIA
 
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.


E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.


E assim nas calhas da roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama o coração.


(Fernando Pessoa)

segunda-feira, 11 de março de 2013

Mais uma sugestão: Dia da Escola


Hoje, arrumando a Sala de Leitura, encontrei mais um livrinho excelente para trabalharmos no Dia da Escola:







"A Caminho da escola", de Fabia Terni, fala sobre que meios de transporte são utilizados por diversas crianças de algumas partes de nosso país. Com um texto leve e bem-humorado, o livro também trata sobre a importância de se frequentar a escola.

Vale a pena conferir se também há este livrinho em sua Sala de Leitura!!!!




sábado, 9 de março de 2013

15 de março: Dia da Escola


Está chegando o Dia da Escola! Isso mesmo! Então, sugiro uma poesia da Flávia Muniz sobre a escola. Vejam como é simples e ideal para turmas em processo de alfabetização:

Minha escola é mais legal

 Flávia Muniz

A escola em que eu estudo
É um lugar muito feliz.
Todo dia, vamos juntos,
Eu, a Cida e o Luis.

No caminho vou pensando
Já na hora de brincar.
Pega-pega, futebol,
No recreio vou jogar.

Com a minha professora,
Aprendo a ler a contar.
Brinco de faz-de-conta
Sei escrever e pintar.

Quando toca o sinal,
Faço fila e vou em frente.
A melhor lição da escola,
Fica no coração da gente! 


Podemos fazer esta dobradura para ilustrarmos a poesia. Os alunos poderão pintá-la de acordo com a sua escola. É interessante que haja uma visita aos ambientes da escola, reforçando a importância de se preservá-lo também!







Se você quer um livrinho para ler no finzinho da aula, para uma boa reflexão sobre o papel da escola nas vidas das crianças, leia "A Formigadinha" de Rossana Ramos. Há mais sobre ele na página "Meus livros favoritos". Dê uma passadinha por lá e confira!




Espero que gostem da dica!!!!



Sugestão de Atividade 03


Hoje, vou mostrar a vocês as ilustrações do livro "Na minha escola todo mundo é igual", de Rossana Ramos, feitas pelos meus alunos. Lembramos que lemos este livro para falarmos sobre bullying na escola, já que ele trata sobre as diferenças, preconceitos...

Escrevi as estrofes do livro em folhas de ofício e eles fizeram os desenhos; cada um de acordo com a sua estrofe. Depois, montamos um livrinho e fizemos a capa.

Veja como ficou!





















É uma atividade simples que permite ao aluno interpretar de maneira mais prazerosa o que ele entendeu sobre o texto.


Até mais!!!